terça-feira, maio 11, 2010

Sistemas sociais complexos

Apesar de ter uma história da ciência social que se estende por várias décadas, ainda temos um entendimento relativamente pobre porque os seres humanos se comportam da forma como eles fazem. Tendo em conta essa ignorância, tentar compreender a complexidade do comportamento coletivo de grupos desses indivíduos, que compõem as organizações e a sociedade, certamente parece ainda mais assustador.
Os físicos têm sido rápidos ao saltar sobre os problema com seu próprio conjunto de ferramentas, aplicando técnicas como a mecânica estatística para ignorar o comportamento de um sistema micro (ou seja: a velocidade de cada partícula individual em um balão ou um indivíduo na sociedade), e sim fornecer orientações para o comportamento do agregado (ou seja: a pressão do ar no balão ou a moda atual cultural). Mesmo no início dos anos 70, os físicos começaram com sucesso o mapeamento do movimento humano em grupos.
Os físicos de hoje estão abordando agora: a tomada de decisão, a formação de alianças e organizações, bem como uma vasta gama de outros comportamentos coletivos.
Ao registrar continuamente e em tempo real informações sobre as atividade de um usuário, local e proximidade com outros usuários, A dinâmica de grande escala do comportamento humano pode ser medida. Quando implantado dentro de um grupo de pessoas trabalhando em conjunto, o telefone celular e o registo de proximidade pode ser usado para fornecer insights sobre as dinâmicas subjacentes à organização.
Além disso, um conjunto de dados fornecendo os padrões de proximidade e as relações dentro de grandes grupos de pessoas tem implicações e podem ajudar a construir modelos mais precisos como por exemplo o fluxo de fofoca.

Nenhum comentário: