terça-feira, fevereiro 16, 2010

Display SED

Como as telas do tipo SED contam com mecanismos de iluminação individuais por pixels (e produzem luz diretamente à frente de suas superfícies), elas podem reproduzir perfeitamente as cores do sinal recebido, iluminando apenas os pontos necessários, na medida em que é preciso.

Para uma cena escura, por exemplo, você veria partes da tela realmente pretas, sem iluminação, ao contrário do tom de cinza exibido pela maior parte dos equipamentos vendidos atualmente.

Até meados do ano de 2007, Canon e Toshiba uniram forças para desenvolver e aprimorar os padrões e telas do tipo SED, mas foi justamente esta parceria que resultou no maior dos problemas para o desenvolvimento da tecnologia: uma ação na justiça contra a Canon, movida pela Applied Nanotech, empresa da qual algumas patentes foram licenciadas para uso.

No fim das contas, a Canon foi obrigada a comprar toda a parcela da Toshiba voltada ao desenvolvimento da tecnologia SED e a cessar o departamento de pesquisa e desenvolvimento da área.

A idéia inicial era competir diretamente com a tecnologia LCD, oferecendo a qualidade das telas CRT com a economia de energia e de espaço das demais, entretanto, depois de tantos atrasos (por causa da ação) e revisões nos processos de produção, boa parte do ânimo da indústria foi-se embora.

Protótipo de TV SED

Visão lateral do protótipo

Nenhum comentário: