terça-feira, fevereiro 16, 2010

Avatar é exibido em 4D

Avatar levou o cinema 3D a outro nível de popularidade, será que 
vai levar o 4D também.

O final do ano de 2009 foi marcado pela megaprodução cinematográfica Avatar, do diretor James Cameron. O filme marcou a história do cinema, bateu recordes e deve estipular novos padrões em termos de captura e projeção de imagens nos cinemas.

Na Coréia do Sul, a produção de James Cameron foi exibida em 4D, com direito a cheiro de explosivos, água e vento nos espectadores.

Mais uma dimensão.

clip_image002

Resumidamente, o cinema 4D adiciona experiências sensoriais a um filme 3D, estimulando os cinco sentidos dos espectadores. Os efeitos podem incluem espirros de água, vento, bolhas, prendedores nas pernas, cheiros, iluminação com estrobos, cadeiras vibratórias — enfim, qualquer atrativo que enriqueça a experiência do público.

Em um filme sobre piratas, por exemplo, a cadeira pode balançar para simular um navio, e água e brisa simulam a força do mar e as condições do tempo. A exibição de Avatar em 4D na Coréia utilizou não menos que 30 efeitos durante os 162 minutos de filme, que incluiam cadeiras que balançavam, cheiros de explosivos, esguichos de água, laser e vento.

A quarta dimensão representa o tempo, ou a passagem do tempo em si. O físico teórico alemão Albert Einstein, por exemplo, contribuiu para os estudos da 4ª dimensão. Logo, cinema 4D é um nome de marketing, criado para continuar uma sequência crescente, de maneira parecida com os MP4, MP9, MP500 da vida. Por mais avançada que seja a tecnologia de Avatar, um filme que desafia os conceitos físicos sobre o tempo nesse nível não deve sair do papel.

Captain EO, um filme 3D exibido em parques da Disney nas décadas de 80 e 90, é considerado o primeiro filme 4D da história, porque aplicou efeitos como lasers e fumaça nas sessões. O filme voltará a ser exibido em 2010 no Magic Eye Theater, na Disney. Na cena, o carro emerge horizontalmente e entra em uma coleção de visões e sons em meio às estrelas.

Em 2009, foram exibidos 10 filmes com efeitos 4D no complexo coreano. No Brasil, a primeira sala 4D do Brasil foi inaugurada em 2009, no Alpen Park, em Canela, no Rio Grande do Sul. As simulações permitem a percepção do vento, respingos d’água e de contatos de objetos, por exemplo. Além disso, um sistema de som de última geração vai garantir alto nível de entretenimento e diversão”, anuncia o site oficial do parque.

Nenhum comentário: