domingo, julho 12, 2009

O que é CSCL?

O que é CSCL?

Aprendizagem Colaborativa Auxiliada por Computador vem do termo em inglês “Computer Supported Collaborative Learning” (CSCL). É um termo que se origina do CSCW e podemos definí-lo como a área das ciências da aprendizagem que estuda como as pessoas podem aprender em grupo com o auxílio do computador. (Stahl, Koschmann & Suthers, 2006).

Assim como CSCW, CSCL acredita que os sistemas computacionais podem suportar e facilitar o trabalho em grupo, mesmo não sendo face-a-face. (Resta, 2002).

CSCL está amparada por diversas teorias: teorias sócio-cultural de Vygotsky, teoria do construtivismo, cognição situada, cognição distribuída, entre outras.

Origem da CSCL

Três projetos foram os precursores da área conhecida hoje como CSCL. O primeiro projeto, ENFI, da Universidade Gallaudet, tinha o objetivo de motivar os alunos deficientes de surdez a desenvolver melhor a escrita através de programas de composição literária com suporte computacional.

O segundo projeto, CSILE (Computer Support Intentional Learning Environment), foi desenvolvido na Universidade de Toronto. Tinha o objetivo de motivar e estimular os alunos através da criação de comunidades de construção do conhecimento. Isso significava que os alunos construíam textos em grupo, assim como no projeto ENFI.

O terceiro projeto foi o Fifth Dimension (5thD). O sistema foi muito utilizado na Universidade da Califórnia, em San Diego, e o seu objetivo era aumentar a habilidade de leitura e de resolução de problemas dos alunos.

Mas em 1989 em Maratea, houve um workshop organizado pela OTAN e foi divulgado o termo CSCL pela primeira vez em uma ocorrência pública e internacional. (Stahl, Koschmann & Suthers, 2006).

Diferenças entre CSCW e CSCL

Muito se tem discutido sobre a diferença entre CSCW e CSCL. As principais diferenças entre ambas são:

  • CSCW está preocupado com as técnicas de comunicação, enquanto que CSCL está preocupado com o conteúdo que está sendo transmitido.
  • CSCW tem a finalidade de facilitar a comunicação e a produtividade do grupo; CSCL tem a finalidade de facilitar a aprendizagem em grupo.
  • Alguns teóricos dizem que CSCW está mais voltado para o ambiente empresarial, enquanto CSCL está mais voltado para o ambiente educacional. Isso está correto, porém é importante salientar que as organizações empresariais estão utilizando cada vez mais as tecnologias CSCL com a finalidade de suportar a aprendizagem colaborativa entre seus colaboradores. Entretanto, as instituições educacionais também estão utilizando ferramentas CSCW para facilitar a aprendizagem e a produtividade dos trabalhos em grupo realizados por seus alunos como, por exemplo, correio eletrônico, ferramentas de escrita colaborativa, blogs, listas de discussão e chats.

No próximo artigo, falaremos um pouco sobre a escrita colaborativa. Até mais, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!

Bibliografia
Resta, Paul. Evaluation of CSCL. University of Texas, Texas, Fall 2002.
Stahl, Gerry ; Koshmann, Timothy ; Suthers, Dan. CSCL: A history perspective. www.cis.drexel.edu/faculty/gerry/cscl, Nov. 2006.

Últimos 5 artigos de Marcelo Castilho

Nenhum comentário: