sábado, abril 04, 2009

Como funcionará a Web 3.0

Como funcionará a Web 3.0

por Jonathan Strickland - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo

1. Introdução a Como funcionará a Web 3.0

2. O caminho para a Web 3.0

3. Fundamentos da Web 3.0

4. A Web 3.0 se aproxima

5. A Web Semântica

6. Além da Web 3.0

7. Mais informações

8. Veja todos os artigos sobre Internet

 

A Web Semântica

Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web em 1989. Ele a criou como uma interface para a Internet e como um método de as pessoas compartilharem informações entre si. Berners-Lee discute a existência da Web 2.0 (em inglês), chamando-a de "nada mais do que um jargão sem sentido" [fonte: Register (em inglês)]. Berners-Lee ainda afirma que ele pretendia que a World Wide Web fizesse tudo o que Web 2.0 deve fazer.

Tim Berners-Lee
Catrina Genovese/Getty Images
Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web­

A visão de Berners-Lee para a futura Web é similar ao conceito da Web 3.0. Ela é chamada de Web Semântica. Neste momento, a estrutura da Web é ajustada para os humanos. É fácil para nós visitarmos uma página da Web e compreendermos seu sentido. Os computadores não conseguem fazer isso. Um site de busca pode ser capaz de analisar palavras-chaves, mas não consegue entender como essas palavras são usadas no contexto de uma página.

Com a Web Semântica, os computadores analisarão e interpretarão as informações das páginas utilizando agentes de software. Esses agentes serão programas que navegarão através da Web, procurando informações relevantes. Eles serão capazes disso porque a Web Semântica terá conjuntos de informação chamados de ontologias. Em termos de Internet, uma ontologia é um arquivo que define as relações entre um grupo de termos. Por exemplo, o termo "primo" se refere à relação familiar entre duas pessoas que compartilham um conjunto de avós. Uma ontologia da Web Semântica definiria cada papel familiar da seguinte maneira:

  • avô: um ancestral direto há duas gerações do sujeito;
  • pais: um ancestral direto há uma geração do sujeito;
  • irmão ou irmã: alguém que compartilha os mesmos pais do sujeito;
  • sobrinho ou sobrinha: filho do irmão ou da irmã do sujeito;
  • tio ou tia: irmão ou irmã de um dos pais do sujeito;
  • primo: filho de uma tia ou de um tio do sujeito.

Para a Web Semântica ser eficaz, as ontologias precisam ser detalhadas e compreensivas. No conceito de Berners-Lee, elas existiriam na forma de metadados. Os metadados são informações incluídas nos códigos das páginas da Web e são invisíveis aos humanos, mas perceptíveis pelos computadores.

A construção de ontologias requer muito trabalho. De fato, esse é um dos grandes obstáculos que a Web Semântica enfrenta. As pessoas estarão dispostas a aplicar o esforço necessário para fazer ontologias compreensivas em seus sites? Elas irão manter essas ontologias enquanto ocorrem mudanças nos sites? Críticas sugerem que a tarefa de criar e manter tais arquivos complexos é trabalho demais para a maioria das pessoas.

Por outro lado, algumas pessoas realmente gostam de rotular ou identificar objetos e informações da Web. As identificações da Web categorizam o objeto ou informação identificados. Vários blogs incluem uma opção de identificação, tornando fácil classificar as postagens sob tópicos específicos. Sites de compartilhamento de fotos como o Flickr permitem que os usuários identifiquem as imagens. O Google até mesmo transformou isso em um jogo: o Google Image Labeler coloca duas pessoas uma contra a outra em uma disputa de identificação. Cada jogador tenta criar o maior número de identificações relevantes para uma série de imagens. De acordo com alguns especialistas, a Web 3.0 será capaz de pesquisar identificações e rótulos e mostrar os resultados mais relevantes para o usuário. Talvez a Web 3.0 combine o conceito da Web Semântica de Berners-Lee com a cultura de identificação da Web 2.0.

Embora a Web 3.0 esteja mais para teoria do que para realidade, isso não impediu que as pessoas tentassem adivinhar o que está por vir. Continue lendo para conhecer o extenso futuro da Web.

< ANTERIOR

INTRODUÇÃO

PRÓXIMA >

Neste artigo

1. Introdução a Como funcionará a Web 3.0

2. O caminho para a Web 3.0

3. Fundamentos da Web 3.0

4. A Web 3.0 se aproxima

5. A Web Semântica

6. Além da Web 3.0

7. Mais informações

8. Veja todos os artigos sobre Internet

Nenhum comentário: