segunda-feira, novembro 24, 2008

O que está espantando as garotas da ciência da computação? | BandTec


O que está espantando as garotas da ciência da computação? BandTec: "Algo misterioso anda espantando as mocinhas das turmas de ciência da computação, pelo menos nos Estados Unidos (como está a sua turma aqui no Brasil? Comente aqui.). Se você visitar uma classe por lá, vai encontrar em média uma dama para cada 6 marmanjos. Mas por que raios somente 20% desses estudantes são mulheres? Não sabemos. Err, vamos tentar descobrir (eu disse tentar!). Agora mesmo! :D

Uma estudante do M.I.T., Ellen Spertus, quebrou a cabeça com essa questão, e como era suficientemente esperta dedicada, publicou um ensaio de 124 páginas com o seguinte título: 'Por que há tão poucas mulheres cientistas da computação?'. Nesse trabalho ela abordou diferentes vieses culturais que poderiam inibir as garotas de seguir uma carreira na área.

Mas isso foi em 1991. E como a tendência é sempre o equilíbrio... errado, errado; nada disso. Em vez de subir, a proporção de mulheres caiu ainda mais desde então. E pior: ninguém sabe com certeza as razões.

O mais estranho é que aquela tendência ao equilíbrio realmente funciona com as outras áreas. Se compararmos todos os outros campos de ciência e engenharia (nos EUA), a porcentagem das formandas frente aos homens aumentou de 39% em 1985 para 51% em 2005. Legal! Mas quando voltamos a atenção para a ciência da computação especificamente, podemos ver o declínio: de 28% em 2002 para 22% em 2005. Pois é, a proporção parecia aumentar, mas acabou retornando aos níveis de 1991. Ou até piorando... Alguns departamentos de ci�"

Um comentário:

Angélica Mascaro disse...

Ola!
Tinha encontrado esse texto num outro blog de vcs, hospedado no wordpress.. pelo visto vcs mudaram. Legal a materia !! (mas faltou termina-la)
Abraços!