quarta-feira, setembro 17, 2008

Projeto Conceitual de Banco de Dados - PCBD

 

 

 

 

 image

Esse tópico tem como propósito introduzir, os principais conceitos inerentes ao Projeto Conceitual de Banco de Dados, seu contexto, os insumos, produtos, ferramentas envolvidas e critérios de qualidade utilizados para a obtenção dos produtos a parir dos insumos, com a utilização de métodos, técnicas e ferramentas e em concordância com os critérios de qualidade inerentes a essa fase.

Projeto Conceitaul de Dados é uma atividade que tem como ponto de partida os Requisitos de Informação e as Regras de Negócio inerentes a um determinado Domínio de Conhecimento (Parcela do Mundo Real, Mini-Mundo ou Domínio de Problema).

image

Ao interagir com os elementos (entidades, objetos) que constituem o seu Domínio de Conhecimento, o usário (também um objeto) cria conceitos a partir da percepção desses objetos e dos relacionamentos entre eles.

Os objetos de um determinado domínio do conhecimento (mini mundo) estão sujeitos as REGRAS (DE NEGÓCIO), que visam restringir ou controlar (presente), explicar (passado) e prever ou planejar (futuro) o comportamento desses objetos.

O controle desse comportamento é reforçado através da captura de informações (REQUISITOS DE INFORMAÇÃO) sobre as características desses objetos.

As Regras de Negócio e os Requisitos de Informação expressam esses conceitos e que deverão ser identificados no início da fase de Projeto Conceitual de Dados.

image 

O Conhecimento Organizacional pode ser definido como um conjunto de Regras de Negócio e um conjunto de Requisitos de Informação.

Esse é o ponto de partida para a execução do Projeto Conceitual de Dados.

Nessa atividade será utilizado como ferramenta (instrumento) de modelagem (projeto) o Modelo Entidade Relacionamento (ou qualquer outro Modelo de Dados Semântico).

image

A utilização do Modelo Entidade Relacionamento deverá buscar atender a uma série de Critérios Técnicos de Qualidade (Requisitos Técnicos de Projeto Conceitual de Dados).

O produto final dessa atividade é o Modelo Conceitual de Dados (Modelo do Conhecimento Organizacional), o qual é constituido de:

  • Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER) ou ERA (Entidade Relacionamento e Atributo) modelando o aspecto estrutural do mundo real;
  • Regras de Restrição de Integridade (RI) e um conjunto de Regras de Derivação (RD) modelando o aspecto comportamental do mundo real.

image

image

Nenhum comentário: