sábado, setembro 20, 2008

Circuito Integrado completa 50 anos

010805080915-thechip

 

Redação do Site Inovação Tecnológica
15/09/2008

Nesta última sexta-feira, dia 12 de Setembro, o circuito integrado, também conhecido como microchip, ou simplesmente chip, completou meio século de existência.

Em apenas 50 anos, ele passou de uma pastilha de vidro com cara de trabalho artesanal, que continha apenas um transístor, para um dos principais produtos da economia mundial. Hoje, a produção anual de circuitos integrados atinge um volume correspondente a 45 microchips para cada habitante do planeta.

O circuito integrado foi desenvolvido por Jack Kilby, nos laboratórios da empresa Texas Instruments, nos Estados Unidos. Ele foi o ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2000. Kilby, que morreu em 2005, aos 81 anos de idade, afirmava sempre que, se soubesse que sua criação atingiria tanto sucesso, teria caprichado um pouquinho mais no seu visual.

O primeiro protótipo continha um único transístor, vários resistores e um capacitor, todos construídos sobre uma pastilha do semicondutor germânio. Até então, os circuitos eletrônicos eram construídos conectando-se os componentes um a um por meio de fios, ou sustentados nas chamadas pontes de terminais. Durante seu desenvolvimento, o que viria a ser conhecido como circuito integrado era chamado de "micromódulo."

Ao ser apresentado a outros pesquisadores e à indústria eletrônica em geral, o circuito integrado foi alvo de pesadas críticas e grande ceticismo. Todos afirmavam que sua construção seria complicada e cara demais. Sua adoção em larga escala só aconteceu na década seguinte, com o início do desenvolvimento dos computadores.

No ano passado, o transístor, que é o elemento básico do circuito integrado, completou 60 anos.

Nenhum comentário: