sábado, agosto 30, 2008

Mini-Mundo 9

image

 

Um  dos restaurantes mais tradicionais do Rio de Janeiro teve sempre o seu controle realizado manualmente pelos seus 3 proprietários. A sorte "lotérica" bateu à porta de um deles, que retornou imediatamente para sua terra natal. Com o crescimento do movimento financeiro do restaurante, os outros sócios passaram a se desentender quanto a melhor maneira de administrar o restaurante, resultando na posse integral do restaurante por um dos sócios.

O restaurante possui atualmente 30 garçons, servindo diariamente mais de 500 refeições e o cardápio oferece mais de 40 pratos diferentes. O restaurante conta com uma ampla área de mais de 1000 m2 e dispõe de mesas de 2, 4 e 6 lugares num total geral de 80 mesas. O horário de funcionamento atual é de 11:00h às 2:00h. Cada garçom é responsável por atender no mínimo 4 mesas e no máximo 10, não podem atender nenhuma mesa fora de sua responsabilidade. A remuneração dos mesmos é um percentual fixo sobre o consumo das mesas que cada um atendeu.

Ao encerrar a conta, o cliente preenche uma avaliação sobre o atendimento prestado pelo garçom. Ao final do mês, os garçons que obtiverem as 3 melhores médias de desempenho recebem uma gratificação extra. O restaurante impõe que não pode existir mais de um garçom atendendo ao mesmo cliente na mesa, e que este garçom deverá realizar todo o atendimento até o cliente ir embora, mesmo que ultrapasse seu horário normal de trabalho. Não é permitido que pessoas ocupem mesas sem consumir.

Ä Periodicamente o dono necessita das seguintes informações:

a) Relação das mesas que um garçom tem sob sua responsabilidade.

b) Número de assentos que um garçom tem sob sua responsabilidade.

c) Lista dos pratos servidos em uma mesa durante um certo período de tempo.

d) Salário a pagar a cada garçom no final do mês.

e) Lista dos pratos mais consumidos por dia da semana.

f) Relação das mesas que por mais tempo estiveram ocupadas.

g) Relação dos garçons que devem receber gratificação ao final do mês junto com suas respectivas médias.

h) Qual(is) garçom(ns) é(são) responsável(eis) por uma determinada mesa.

OBS: Imagine que a cada pedido feito o garçom tira uma comanda. Como ficaria o modelo
agora?

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém tem a solução do mini mundo 9,por favor?