sábado, agosto 30, 2008

Mini-Mundo 07

Mini-Mundo 7-A

Um Vídeo Clube deseja controlar o empréstimo de fitas a seus sócios. Atualmente o controle de empréstimo é feito utilizando dois conjuntos de fichas: o das informações dos sócios e o das informações das cópias, no qual se controla também os empréstimos. Nas fichas dos sócios constam as seguintes informações: número de inscrição, nome, endereço e telefone. Nas fichas das cópias estão registrados: código de identificação da fita, título do filme, duração, ano, gênero, nome do diretor e de 2 (dois) dos artistas principais, data de aquisição e o estado da fita (bom ou ruim), além de uma lista de empréstimos com número de inscrição do sócio, data do empréstimo, data da devolução e valor pago. Estes dois últimos são preenchidos quando a cópia é devolvida.

Nesta locadora existem vários filmes com várias cópias, e cada cópia recebe uma etiqueta com um código, por exemplo: 5.315 ( como se fosse o número do CONCINE, único para cada cópia original).

Um empréstimo é válido por 72 horas no máximo e possui preço fixo. A locadora pretende colocar terminais de consulta em sua loja, possibilitando seus sócios a escolha de filmes a partir do gênero, diretor e dos artistas prediletos. Não é aceita reserva e todos os pagamentos são feitos no momento da devolução. Se o sócio atrasar a devolução deverá pagar multa.

A gerência deseja que o sistema começa um relatório de todos os filmes que possui, informando a quantidade de cópias por filme, além de relatórios de filmes por gênero, diretor e artista. Ela deseja também uma lista das cópias em mal estado e outra de sócios inadimplentes. Existe interesse em manter um controle sobre diretores e artistas com nome, país de origem e data de nascimento de cada um.

Mini-Mundo 7-B

Troque o segundo parágrafo do mini-mundo 7-A, pelo abaixo:

Nesta locadora existem vários filmes com várias cópias, e cada cópia recebe uma etiqueta com um código por exemplo: P305-03, que significa Policial (P), Filme número 305, 3a cópia deste filme.

Nenhum comentário: