domingo, março 02, 2008

CERN and the LHC (Large Hadron Collider)

1) Introdução

"Large Hadron Collider - LHC (em português: Grande Colisor de Hádrons) é o maior acelerador de partículas localizado no CERN.

Atualmente está em fase de testes, e marcado para começar a operar no verão de 2008, quando superará o acelerador Tevatron e se tornará o acelerador de mais alta energia. Sua forma é circular cujo o perímetro é de 27 km de extensão. Ao contrário dos demais aceleradores de partícula a colisão será entre prótons e não entre pósitrons e elétrons. A energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV . Com esta energia, espera-se observar traços do Bóson de Higgs (conhecido como, Partículas de Deus), se estes efetivamente existirem irá fechar o modelo padrão.

2) Funcionamento

Nos colisores as partículas são aceleradas dentro de um campo eletromagnético até atingirem altos níveis energéticos, e depois são colididas com outras partículas de matéria. Quando os feixes de partículas vão viajando dentro do anel de colisão eles são aceleradas pelos campos elétricos, sendo assim os campos elétricos são proporcionais a energia das partículas, quanto maior o campo elétrico maior será a energia da partícula, essas partículas absorvem parte da energia da onda de rádio a medida que circulam nas cavidades de colisão, para que os feixes de partículas passem pelas câmeras a vácuo varias vezes, elas precisam ser circulares.
É preciso bombardear dois feixes de partículas um dentro do outro, para assim obter uma enorme quantidade de energia, pois as partículas aniquilam umas as outras, liberando uma energia tão alta que pode ser convertida em partículas pesadas. As colisões dos feixes de prótons vão ocorrer em uma escala jamais vista e isso resultará e uma quantidade imensa de dados, cerca de 15 Petabytes de dados anualmente.

3) Constituição do “Grande Colisor de Hádrons

Possui um túnel a 50 metros ao menos debaixo da terra onde os prótons serão acelerados, o anel de colisão que tem cerca de 27 km de circunferência.
Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. 1.232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e 15 metros de comprimento que agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.
Os detectores de partículas, que monitoram os resultados das colisões, terão mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares. Estima-se que o LHC custará cerca de R$ 8,52 bilhões.

4) Objetivos

Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares, entre muitas outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs, se sua teoria do campos de Higg estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da super simetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade serão: (um equipamento toroidal do LHC) e CMS (iniciais Solenóide de muon compacto). Elas irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países.

As experiências por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de todas as cargas de energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do Modelo Padrão que nós já conhecemos.

5) O que é um hádron
Um hádron é uma partícula que possui força nuclear forte, assim como o próton e o nêutron.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: