terça-feira, fevereiro 12, 2008

Texas revela chips para projeção e alta definição em celulares - Yahoo! Notícias

Texas revela chips para projeção e alta definição em celulares - Yahoo! Notícias


Seg, 11 Fev, 04h25

BARCELONA (Reuters) - A Texas Instruments afirmou nesta segunda-feira que desenvolveu um chip que permitirá aos telefones celulares serem equipados com mini projetores de imagens e um outro processador que permite aos usuário gravar vídeo de alta definição em seus aparelhos.

A fabricante norte-americana de microprocessadores, que ficou atrás da rival Qualcomm no mercado celular em 2007, conta com a demanda crescente por telefones avançados para impulsionar as vendas de seus chips, que suportem de tudo, desde fotografia, música e jogos a vídeo.

A Texas Instruments afirmou durante o Mobile World Congress que tem chips prontos para produção de dispositivos chamados "projetores pico", que podem ser integrados em aparelhos móveis na exibição de imagens em superfícies. A tecnologia tem como objetivo superar a limitação das pequenas telas dos celulares. A TI mostrou protótipos da tecnologia há um ano.
Greg Delagi, chefe da unidade de chips móveis da companhia, disse que espera que a tecnologia de projetores pico seja usada por todos, desde executivos que fazem apresentações até consumidores procurando uma forma de mostrar fotos da família.

A TI também anunciou na feira que seu último chip voltado a aplicativos, o OMAP3440, permitirá aos usuários gravar vídeo em alta definição em seus celulares. O processador estará disponível aos fabricantes de celulares no segundo trimestre, segundo Delagi, com expectativa de lançamento de produtos comerciais em um ano.

O chip anterior da TI tinha suporte para reprodução em alta definição, mas não para gravação. Como os arquivos em alta definição são relativamente grandes, os usuários preferem converter os arquivos de vídeo para formatos de menor qualidade na hora de enviar esse conteúdo para amigos ou colocá-los em site de compartilhamento, afirmou Delagi.

Mas o executivo apontou que a tecnologia mostra sua utilidade quando os usuários conectam o celular na TV de alta definição para exibir vídeos em melhor qualidade.

Nenhum comentário: