segunda-feira, dezembro 31, 2007

Japoneses criam tecnologia que aprimora computador quântico kvowster Digital



kvowster-digital @ 20:06

Sidney - Cientistas criam tecnologia de circuitos que deve ser vital para os próximos passos na construção do computador quântico.

Pesquisadores no Japão desenvolveram uma nova tecnologia de circuitos que deve ser vital para os próximos passos na construção do computador quântico.

Resultado de um esforço de colaboração entre a Agência de Tecnologia e Ciência do Japão, o Instituto de Pesquisa em Física e Química e a fornecedora de eletrônicos NEC, a tecnologia permitiu a criação do primeiro circuito de bit quântico (qubit) que consegue controlar a força de interação entre os qubits, segundo os pesquisadores.

Leia também:> Entenda a computação quântica> Fotos: veja 1º computador quântico
Os atuais eletrônicos utilizam bits binários, cujos estados variam entre um e zero, para armazenar informações. Já na computação quântica a informação é guardada nos qubits que, graças às suas propriedades quânticas, podem assumir diversos estados.
Embora avanços tenham sido feitos na criação de qubits e de portas lógicas quânticas, a interação entre os qubits tem sido difícil de controlar.

A nova tecnologia facilita o pareamento de qubits por meio do uso de um qubit adicional entre o par. Ele age como um transformador não linear que liga e desliga o pareamento magnético do par de qubits.

Com o esquema, os cientistas foram capazes de fazer um experimento multiquântico por meio de um sistema de pares de qubits sendo ligados e desligados.

Os computadores quânticos devem trazer avanços significativos em relação aos supercomputadores atuais graças ao potencial de realizar operações com velocidades exponencialmente maiores que as do computador clássico.

A NEC pesquisa a computação quântica há mais de 10 anos, mas o pesquisador Jaw-Shen Tsai, da companhia, acredita que serão necessários mais dez anos para que os computadores quânticos de fato cheguem ao dia-a-dia das empresas.

Nenhum comentário: