domingo, novembro 25, 2007

XNA Studio 2.0 Beta

Disponibilizado o XNA Game Studio 2.0 beta.

Pode-se separar a história do desenvolvimento de jogos eletrônicos (e-Game) em duas fases, a era pré-XNA e a pós-XNA. Na era pré-XNA existiam apenas duas formas de fazer jogos:

- Baixo nível:

    1. acesso direto a API;

    2. ambiente windows: APIs do DirectX

    3. outros ambientes: OpenGL

    4. programação complexa feita em C++ ou outras linguagens de baixo nível

    - Altissimo nível:

      1. uso de Engines como TorqueX.

      2. o uso das engines deixa o desenvolvedor limitado aos recursos oferecidos pela Engine

      XNA é um framework que torna mais simples o uso do DirectX, permitindo o desenvolvimento de jogos com recursos gráficos profissionais, dentro de um ambiente de relativamente facil utilização. É utilizado com o .NET framework. Qualquer linguagem do .NET framework pode fazer o desenvolvimento de jogos para XNA, mas até hoje a ferramenta de desenvolvimento integrada ao XNA - o XNA Game Studio - era facilmente integrada apenas ao C# e dava mais trabalho para fazer o desenvolvimento com outras linguagens.

      O XNA assumiu então uma posição entre as duas formas de desenvolvimento de games existentes : extremamente mais simples do que o desenvolvimento em baixo nível, mas sem as limitações das engines, já que possui todo o suporte do .NET framework.

      Mas o XNA nem de longe deseja tomar o lugar das engines, pelo contrário. A intenção é simplificar o desenvolvimento de Engines e o desenvolvimento de jogos focando-se (óbvio) no XBOX 360.

      Um exemplo disso é que quando o XNA ainda era versão beta, em 2006, a pioneira Garage Games anunciou a versão de sua Engine, TorqueX, desenvolvida sobre o XNA, demonstrando assim que o XNA seria a base para a criação de muitas engines.

      O XNA Game Studio desenvolve jogos para PC e XBOX. Porém para que o desenvolvimento seja feito para o XBOX é necessário uma assinatura do XNA Creators Club, que pode ser anual ou semestral.

      Afinal, o que tem de novo no XNA Game Studio 2.0 que acabou de ser disponibilizado em versão beta ?

      1. Suporte a todas as versões do Visual Studio: a versão anterior se prendia ao C#, e não só ao C#, mas ao C# Express. Agora o Game Studio suporta todas as versões do Visual Studio
      2. Integração com Game Services: a aplicação pode ser integrada com as informações de Game Cards do XBox e todas as informações possíveis do usuário do jogo
      3. XNA Game Studio Device Connect Center: um novo recurso ligado ao XNA Game Studio para a realização da conexão com o XBOX, que ficou muito mais simples na versão 2.0
      4. Upgrade Wizard de projeto: necessário para as migrações de versão, nem é uma "vantagem", tinha que vir e pronto
      5. Conversor entre plataformas: ferramenta de conversão de jogos entre PC e XBOX (para jogos criados no XNA Game Studio, ok ?)
      6. Integração com os Game Content Projects: o projeto do jogo em si agora é bem mais integrado aos projetos de game content (trilha sonora, personagens, etc).

      Sendo que isso tudo é só o inicio. Você podem ver mais detalhes no SharpGames e no XNA Creators Club

      Para incentivar o estudo do XNA e o surgimento de novos profissionais para a área de jogos, que é uma área muito carente, a Microsoft criou o XNA Game Challenge. Uma competição de desenvolvimento de jogos que passou a ser realizada anualmente pela Microsoft Brasil.

      Nenhum comentário: