segunda-feira, outubro 22, 2007

Diagramas da UML


Um diagrama é uma apresentação gráfica de um conjunto de elementos (classes, interfaces, colaborações, componentes, nós etc) e são usados para visualizar o sistema sob diferentes perspectivas.

A UML define um número de diagramas que permite dirigir o foco para aspectos diferentes do sistema de maneira independente. Se bem usados, os diagramas facilitam a compreensão do sistema que está sendo desenvolvido.

A UML define 9 tipos de diagramas, no entanto, não existe uma limitação pois podem ser criados novos diagramas com a finalidade de visualizar os elementos da UML de maneira diferente.

As partes estáticas de um sistema são visualizadas através dos diagramas de classes, objetos, componentes e implantação, já as partes dinâmicas podem ser representadas pelos diagramas de caso de uso, interação (seqüência e colaboração), estados e atividades.

Os diagramas estruturais existem para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estáticos de um sistema, ou seja, a representação de seu esqueleto e estruturas relativamente estáveis. Os aspectos estáticos de um sistema de software abrangem a existência e a colocação de itens como classes, interfaces, colaborações, componentes e nós, enquanto que os diagramas comportamentais são usados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos dinâmicos de um sistema que é a representação das partes que sofrem alterações, como por exemplo o fluxo de mensagens ao longo do tempo e a movimentação física de componentes em uma rede.

Tipos de diagramas:

Estruturais/Estáticos:

  1. Diagramas de Classes
  2. Diagramas de Pacotes

Comportamentais/Dinâmicos:

  1. Diagramas de Use Cases
  2. Diagramas de Interação
  3. Diagramas de Sequência
  4. Diagramas de Colaboração
  5. Diagramas de Estado (Statechart)
  6. Diagramas de Atividade

Nenhum comentário: